SAGITÁRIO - SIGNOS do ZODÍACO

ZODÍACO
Signos do Zodíaco
Ir para o conteúdo
SAGITÁRIO

SIGNO DO FOGO, SOB A DOMINANTE DE JÚPITER
Dominado pôr Júpiter, planeta da grande fortuna e da energia em estado puro.
CARATER EQUILIBRADO
Sentimento filosófico
Júpiter, planeta benéfico da fortuna, é o maior dentre todos os do sistema solar. É ele que governa o signo do Sagitário.
Assim como Júpiter, pai dos deuses, rei do Olimpo, acumulava todos os atributos dos demais: beleza, força, justiça, constância moral, fidelidade, assim também ao planeta que lhe traz o nome atribuem-se esses mesmos dotes que, pôr via lógica, caracterizam os que nascem sob o signo do Sagitário. O símbolo que o representa, só pôr si, já é belo: um Centauro-arqueiro disparando uma seta para o invisível. Este Centauro define para logo a natureza do Sagitário: meio homem, meio animal; encontra-se, portanto, ante o dilema de ter de escolher entre o ser evoluído e o primitivo.
Cada um deles possui atração particular. O primitivo, inconformado, recusa qualquer civilidade. Ao desenvolver, ao contrário, suas tendências revolucionárias, mostra-se fanático, poderoso e ardente, seja em política, seja em religião. Neste último caso procura geralmente a verdade que lhe é peculiar e é capaz de filiar-se a determinada seita.
Seus aspectos negativos freqüentemente o tornam arrogante, presunçoso, impertinente e cético. Pode ser violento e combativo, como o Centauro que martela a terra com o galope dos cascos. Manifesta sempre transbordante atividade, sendo tão grande a sua força vital como a rapidez para compreender e atuar. Consegue êxito com mulheres e jovens, aos quais arrasta após si. Tremulo, brutal, combativo e combatente, corre para as tempestades e sonha com o esplendor das conquistas. Compraz-se com o furacão, sobretudo este. É corsário, cacique, marinheiro, soldado, é capaz de manobrar mesmo contra o vento. Estes Sagitários são os últimos aventureiros do século, porquanto a civilização os vai suprimindo pouco a pouco.
O segundo tipo do Sagitário, o que lança a flecha para alvo invisível, procura, conforme o símbolo o indica, meta exterior. Somente conhece uma regra na vida: a verdade. Mas é amante infeliz dessa deusa tão difícil de manejar, e não raro se vê um Sagitário culto causar mil prejuízos em roda quando persegue a verdade, pôr vezes de maneira desagradável.
Nele o apego aos combates transforma-se em tendência aos esportes; a necessidade de galopes desenfreados em desejos de viagens e a violência física em força espiritual. Este Sagitário-arqueiro, longe de rebelar-se contra a sociedade, a ela se acomoda admiravelmente, suporta os homens e seus embustes, visto como possui em alto grau o sentimento da filosofia e é muito tolerante, tanto pôr desprendimento como pôr indiferença para com tudo quanto entende com a vida do próximo.
Em geral, tantas coisas acontecem a um Sagitário que se vê na obrigação de reservar para si forças não pequenas.
É grande a intuição que possui, tanto no trabalho quanto na vida particular. Ocorrem-lhe “golpes da fortuna” incríveis. Atravessa a rua e dá com alguém que lhe procurava há uns vinte anos; renuncia a uma viagem e assim evita um acidente; abandona negócio importante e escapa de desastre financeiro; resolve comprar ou vender ações e logo consegue enorme lucro...
Tudo isto faz com que não seja possível influir jamais sobre um Sagitário. Sabe de antemão o que tem de fazer. Também sabe viver com grande correção, alegria e otimismo. Possui a fundo a arte da conversação e encanta aos amigos. Sabe ver, contar, explicar, mas como é muito suscetível, cala-se se deixam de admirá-lo. Como tende um pouco a pontificar, cai na própria armadilha. Apesar disso, sempre o perdoam devido ao bom senso e à objetividade das opiniões. Sabe tomar os fatos, dissecá-los e reuni-los prontamente no conjunto. É mestre na solução de quebra cabeças. Tem receio de aborrecer-se, preferindo a solidão aos ajuntamentos.
Cada signo do Zodíaco possui características próprias e insubstituíveis e ponto chave inimitável. O Sagitário é o signo do espírito devendo a esta disposição singular a nobreza de inspiração e os meios de responder a toda espécie de chamamentos. Neste caso, a flecha que lança aos céus converte-se no símbolo da própria evasão.
Esta necessidade de evasão o homem-Sagitário a traduz pela ação real, a menos que a transforme em poesia, música, estudos religiosos, filosóficos e humanitários. Alguns Sagitários apaixonam-se pelo ocultismo e pêlos conhecimentos sobrenaturais. Tendem ao misticismo e querem sentir-se em harmonia com o Ser Supremo. Não lhes agrada a evasão pela própria evasão. Procuram no Céu um ponto de contato com o Maravilhoso. Não partem pôr partir, mas sim para encontrar. Se se consagram às artes é para achar a existência de Deus. Para eles a Terra é demasiado pequena; o advento do reino interplanetário talvez lhes ofereça ao espírito indagador alguma solução inesperada.
Contudo esta faculdade, de compreender o cosmos lhes fortalece a inteligência, conferindo-lhes acuidade excepcional ao sentimento de percepção.
Maravilhosos pedagogos, também podem ser magistrados, altos funcionários administrativos, homens de Estado, artistas, esportistas profissionais e exploradores. Mas o verdadeiro ofício, se existisse, seria o de viajar.
O Sagitário sente o horror a Ter-se de instalar definitivamente em qualquer lugar. Pode, com certeza, vencer essa apreensão, mas o desejo oculto é viajar o mais possível. Como os pombo correio, possui sentido inato da orientação e do deslocamento. Para logo, sempre que pode, associa a atividade profissional a essa necessidade de mover-se, o que consegue sempre porque durante a viagem faz amizades com pessoas que lhe serão úteis, via de regra poderosas e também porque em toda parte se encontra como se em casa estivesse. A vida lhe corre um tanto aventureira e via de regra circunstâncias casuais o levam a triunfar mui rapidamente no estrangeiro. Sabe armazenar um número considerável de fatos. Dotado de espírito curioso, não faz questão de andar se puder ver alguma paisagem ou monumento. É arqueólogo apaixonado, historiador pôr instinto e, em qualquer caso, apaixonado da natureza. Admira as belezas de cada país, que visita com respeito. É bom narrador e pode ser repórter, fotógrafo ou cronista de viagens.
Na realidade, vê-se obrigado a alimentar constantemente o espírito. Em seguida concebe grande orgulho desse saber. Como não suporta crítica alguma a sua maneira de ver, pode cometer erros de julgamento. O Sagitário não sabe dar o dinheiro o justo valor e pode ser terrível esbanjador. Lá vem, porem, um dia em que se apercebe da própria loucura e se transforma em sovina feroz...
Gosta do automóvel porque lhe apraz deslocar-se, mas não conduz nem bem nem mal, correndo o risco de expor-se a acidentes pôr falta de atenção.
Todos os Sagitários adoram os animais e tem a casa cheia de gatos.
Mulher nascida sob o signo do Sagitário: prudente
Ocorre com as mulheres o mesmo que com os homens: pode influir sobre elas uma das dominantes.
Caso a dominante seja o Centauro, a mulher desse signo, sedutora e viva, terá espírito de criança frustada. Apreciará os esportes, a equitação, a ginástica, os carros pequenos e rápidos, ser equilibrista, dançar e saltar. Durante a vida inteira conservará o estilo esportivo e muito lhe custará adaptar-se ao matrimônio, à vida de família e às alegrias da maternidade. Rebela-se pôr ser independente, voluntariosa e indômita. Triunfa com facilidade nas carreiras que escolhe pôr ser de inteligência viva e Ter sentimento prático mui desenvolvido. A outra mulher de Sagitário, a mais sociável, é cheia de atrativos, menos felina que a primeira, tendo expressão orgulhosa e resolvida. Adora igualmente a independência, mas sobretudo a independência de espírito e sabe o que podem representar em sua época a cultura, o lar e o amor. Comunica uma nota de grande dignidade a tudo quanto faz. Sua casa é bonita e espaçosa – pelo menos sonha que assim seja - nela ocupa lugar importante a biblioteca e a vida lhe corre em roda dos livros, da música e de apaixonadas conversações amistosas. Gosta de dominar e repele qualquer tirania o que o faz a seu modo, fugindo ou calando. Não lhe apraz ver-se traída nas amizades. Se assim lhe acontecer, pagará de igual maneira, terrivelmente. É sensível à cortesia e as atenções. Sem isto, o amor perde para ela grande parte do interesse. Pode ser a primeira a deixar de amar. Neste caso, não se dará ao trabalho de dissimular as próprias reações. Em seu desejo de não Ter preocupações e de evadir-se, procura sempre evitar o que não lhe interessa ou deixou de interessá-la, bem como tudo quanto possa acarretar-lhe conflitos ou contrariedades. A sensibilidade excessiva costuma impeli-la a alegrias transbordantes e a depressões absolutas.
Sonha reinar no lar desde que consiga constituí-lo. Esforça-se então em conservar todos os que ama em atmosfera de nível elevado, intelectual ou moral. Da mesma forma que o Sagitário Homem, adora a natureza e os jardins. O espírito é menos aventureiro, mas tudo realiza como se abrisse um livro de aventuras cujos capítulos vai viver. Tal o motivo para aborrecer-se rapidamente e logo cansar-se com a monotonia cotidiana. A fim de embelezar a vida e seus silêncios, gosta de cultivar o espírito. Mas nunca deixa que o espírito se entregue totalmente a um homem, conservando para si a nostalgia de tudo quanto não viverá e sabe que existe. É educadora, escritora, documentalista, esportista profissional, pintora; triunfa igualmente nas carreiras de investigação.
Pôr igual ao homem do Sagitário, aprecia a boa cozinha e os bons vinhos. A exemplo dele, vê a saúde afetada pôr causa dos nervos, intoxicação ou ciática; mas conserva-se formosa e atraente pôr muito tempo.
Signos favoráveis para o Sagitário
Profundamente inclinado a enamorar-se, o homem do Sagitário não transige na paixão. Em geral não constitui exemplo de fidelidade, mas é raro que suas aventuras o interessem excessivamente, tendo a tendência de liquidá-las com rapidez.
Como é um pouco vaidoso e sensível à admiração, experimenta freqüentemente a necessidade de elogios. Antes de casar ou de contrair qualquer vínculo duradouro, deverá Ter tido numerosas experiências sentimentais.
Os representantes do signo do Sagitário, que sentem profundamente a necessidade dos laços de família, tem a seu favor muitas probabilidades de chegarem a uniões felizes com os signos de Áries, Aquário, Libra e Leão.
Menos favoráveis, devido à oposição que podem encontrar, são as relações com a Virgem, os Peixes e os Gêmeos.
Com relação ao signo de Áries desponta naturalmente certa simpatia ou amor ao primeiro encontro; devido ao temperamento podem entender-se perfeitamente no trabalho, no qual encontrarão numerosos pontos de contato. Apesar disso, existe de qualquer dos lados tendência à infidelidade; mas o matrimônio dá, pôr vezes, resultado muito bom entre estes dois signos.
O Sagitário pode experimentar forte simpatia pelo Touro; mas a união entre eles não costuma passar de superficial. Embora numerosos pontos unam o Sagitário com os Gêmeos, se o enlace não se basear além da atração física em interesses comuns tem poucas probabilidades de subsistir. Em compensação, é muito possível a colaboração recíproca no trabalho. Estes dois signos tem em comum grande inclinação pelas viagens e pêlos deslocamentos.
A notável independência do Sagitário, corre o perigo de tornar-se excessiva para o signo de Câncer; apesar disso, conseguem-se relações muito boas baseadas na amizade e no trabalho. Pôr outro lado, o Sagitário exerce sobre o Câncer influencia que o equilibra e transforma.
A sinceridade, impulsividade e lealdade comuns aos signos do Leão e do Sagitário, atuam de modo tal que numerosas afinidades ligam estes dois signos. Existe neles uma espécie de semelhança tanto de caráter quanto de temperamento. Em conseqüência, é mui favorável uma união entre eles.
Mesmo quando não se realiza união feliz entre o Sagitário e a Virgem, existe entre eles certa afinidade sensual. O maior obstáculo à felicidade conjugal é verem a vida e o mundo de modo diferente. Podem entender-se no plano moral e espiritual.
Ao contrário, encontram-se inúmeras afinidades entre o Sagitário e a Libra. O caráter decidido destes dois signos torna possível um matrimônio feliz e a criação de família unida. Também podem encontrar uma base de entendimento no trabalho. A estima recíproca entre o Escorpião e o Sagitário faz com que freqüentemente este enlace seja feliz. As relações de trabalho são proveitosas para um e outro signo.
Os nascidos sob o signo do Sagitário podem entender-se muito bem, tanto no casamento como no trabalho ou na amizade. Essas relações tornam-se mais difíceis se os respectivos dias de nascimento se acham muito próximos um do outro no calendário; a mesma atração física pode, em certo momento, transformar-se em amizade profunda e sincera. O Capricórnio encontra no Sagitário numerosos pontos de coincidência. O temperamento repousado de Capricórnio, e o fogoso de Sagitário podem dar origem a elo profundo, sobretudo se o Sagitário for capaz de despertar paixão no Capricórnio.
Ativos e vivos, o Sagitário e o Aquário possuem numerosos pontos de contato e muitas afinidades, tanto espiritual quanto fisicamente. Podem surgir dificuldades ostensivas se o Aquário perceber infidelidade pôr parte do Sagitário, visto não lhe ser fácil aceitá-la ou tolerá-la.
São numerosos os contrastes que existem entre o Sagitário e os Peixes. Estes dois signos raramente formam laços duradouros e felizes, apesar da grande atração física que experimentam um pelo outro. São demasiadamente acusadas as diferenças entre as concepções que cada um deles faz da vida. Apesar disso, os filhos lhes trazem certa felicidade.
Um dos homens que muito fez falar de si nos últimos vinte anos, Churchill, representa este tipo Sagitário. Vida cheia de aventuras, de viagens e múltiplas atividades; que fez frente, graças à intuição, com vontade incrível e habilidade extraordinária aos riscos e perigos de uma guerra mundial, tendo sabido sempre conservar o leme entre as mãos. Churchill se acha plenamente dentro da melhor tradição do Sagitário. Pela multiplicidade de aspectos de sua natureza, projetou seus interesses sobre inúmeras atividades, da pintura à literatura. Ele próprio declarou que os atos e decisões mais importantes que tomou sofreram a influência da intuição e valentia do momento. Assim procedem todos os Sagitários.
Os meninos do Sagitário: sonhadores e impulsivos
A partir de certa idade, os Sagitários são muito impulsivos e, em geral, sentem inclinação pêlos divertimentos perigosos ou pôr aventuras. Não gostam de ficar em casa, de sorte que tem grande importância que a mãe os vigie de perto. Neles tudo é impulso e movimento.
Costumam ser alegres e felizes. Como possuem espírito combativo, chocam-se comumente com as pessoas que os rodeiam; sabem também voltar os incidentes a seu próprio favor e com eles se beneficiar.
Os pais terão de proceder com muito tato nas relações com eles: educação errônea ou exagerada pode coagi-los e destruir neles o lado positivo do caráter.
Será preciso evitar principalmente que presenciem as discussões e controvérsias da família visto como lhes poderiam ser funestas, dadas a exagerada sensibilidade e imensa capacidade de assimilação que possuem.
Apreciam muito a natureza, os animais, o movimento. É aconselhável encaminhá-los aos esportes e fazer com que aprendam línguas estrangeiras, que assimilarão com facilidade.
Sentem prazer na leitura, especialmente de livros científicos, históricos e de fantasias. Embora não se apliquem bastante ao estudo, possuem grande facilidade para aprender. Não será preciso preocupar-se com a facilidade que tem para deixar voar a imaginação. Quase sempre o destino do Sagitário está previamente traçado e os meninos tem de carregar a própria carga.
Quem tiver filhos sob o signo do Sagitário deve manter com eles conversações prolongadas, pôr meio das quais revelarão, em atmosfera de confiança, os problemas e os sonhos. Estes, pôr mais vagos que sejam, fornecerão indicações precisas para que se possa compreende-los melhor, de sorte a guiá-los pelo bom caminho.


Nemo enim ipsam
voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

JCMacedo Consultoria EMpresarial
Santos - SP - Brasil
+55 13 9 8157-3537
jcmacedo@jcmacedoconsultoria.com.br
Voltar para o conteúdo