ESCORPIÃO
SIGNO DA ÁGUA, SOB A DOMINANTE DE MARTE E DE PLUTÃO
Dominado pôr Marte, planeta da guerra, das lutas sem tréguas e dos grandes triunfos.
CARATER APAIXONADO
Destino fora de série
Dois planetas de importância extraordinária dominam o signo do Escorpião; Marte, pela força, violência e fogo surpreendente em gestação; e Plutão, verdadeiro poder das trevas. Sob esta dupla influência excepcional, o Escorpião, signo da água alem de tudo e, pôr conseqüência, no extremo oposto dos seus dominantes, sofre, consome-se, renasce das cinzas, apresentando caráter contraditório, violento, bastante atraente, mas de grande dureza. Para ele, a primeira dificuldade consiste em viver.
À primeira vista, trata-se de signo que tudo contem: dinamismo, força, vitalidade espiritual. Mas...existe a SOMBRIA irritação permanente que lhe cria numerosos inimigos, cada um deles supondo-se alvo de suas iras. Assim sendo, é certo que o Escorpião está continuamente irritado, mas somente contra si mesmo. Donde provem essa irritação? Da vida interior, do tumulto das paixões, dos desejos refreados, de um conjunto de circunstâncias que somente a ele dizem respeito, fazem-no lutar consigo mesmo e o colocam em um estado de combate feroz contra as fraquezas perigosas para as quais, dada a sua natureza, se sente atraído. Então, conforme a imagem do próprio símbolo, dirige contra si mesmo o próprio veneno. O Escorpião apresenta sempre algo de indefinido, misterioso e fechado. Mesmo quando parece espontâneo e sincero é inquieto e reservado. Isto constitui nele uma espécie de autodefesa, visto levá-lo a natureza hipersensível a acreditar-se criticado ou ameaçado e, logo em seguida, o subconsciente lhe põe em ação um sistema de defesa.
Na realidade a defesa - se existir mesmo ataque - é terrível. É mesmo impossível encontrar-se outro indivíduo capaz de reagir com firmeza tão implacável como o nascido sob o Escorpião. De igual maneira, é difícil superar-lhe a vontade de ferro no trabalho e no cumprimento dos deveres. Desenvolve essas mesmas forças para que não renuncie a um ideal ou para defender as próprias aspirações. Tudo isso tanto se aplica às mulheres quanto aos homens. Nem aquelas nem estes se refugiam nunca na ilusão. Amam a realidade e sabem que os adiamentos raramente são melhores, que é preferível enfrentar os acontecimentos do que diminuir-lhes a importância. Dada a lucidez que possuem logo descobrem o ponto fraco de uma pessoa, assunto ou situação. Lutadores natos, observadores irrefutáveis, no momento preciso servem-se dos trunfos de que dispõem para ganhar a partida.
Para ser Escorpião humano, quem nasce sob este signo deve dominar a todo instante a própria violência, esquecer que é forte e que a força lhe agrada, deixar de querer Ter sempre razão, não pretender dominar constantemente nem mostrar-se versátil para melhor se impor. Se assim não o fizer, será Escorpião malévolo e detestado, de caráter brutal, dominado pelo espírito da vingança.
Mas se o Escorpião, no cumprimento do seu dever, na disciplina escolhida livremente, na realização de tarefa que lhe consuma a chama interior, chega a sublimar-se, então o aguardam os mais altos destinos; será personalidade do maior relevo, de grande amplitude de espírito e juízo indiscutível. Pode até mesmo prever acontecimentos futuros.
Signo da inteligência, o Escorpião sabe fazer uso constantemente dessa brilhante qualidade e mais do que qualquer outro signo do Zodíaco, põe em cada ato e em cada conversa parte do próprio espírito. O que há nele de fascinante não é a destruição mas a forma da inteligência, sumamente atraente. Parece matéria prima pôr ele trabalhada e modelada, como o ferreiro ao bater o ferro. Desta matéria prima fez ferramenta excepcional, arma perfeita. O Escorpião é rei desse mundo que lhe pertence. Tudo quanto possui em a natureza de insólito e vivo, todas as premonições e intuições, toda a magia do seu segundo estado, o Escorpião as utiliza para exprimir-se pôr meio da inteligência original, no curso da vida cotidiana, sem esperar pelas grandes ocasiões. Tal o sinete de sua personalidade.
É preciso compreender o mistério deste signo das grandes metamorfoses do outono que, sob a influência de Plutão, desce facilmente ao inferno. O Escorpião pensa sempre na morte. Vive com a idéia fixa no espírito que ao término da ação está o Fim Último, embora, pôr outro lado, se negue a aceitá-lo como irremediável. Para ele existe uma sobrevivência, “algo” que o atrai, até o ponto que muitos dos que nasceram sob este signo se entregam ao espiritismo, interrogando os espíritos. Não é, contudo, recomendável que se entreguem a tais experiências ou às de transmissão de pensamentos, e menos ainda que tentem entrar em comunicação com os mortos, experiências que podem levá-los muito longe.
Podem atribuir-se às bruscas depressões nervosas do Escorpião, suas estranhas tristezas, que chegam a estado próximo do sonambulismo, aos esforços da luta consigo mesmo, que às vezes o tornam agressivo. Em tais períodos negros, o Escorpião atravessa verdadeiras crises de autodestruição. E deste modo, com sarcasmos, cenas injustificáveis e críticas estéreis, destroi o matrimônio, as amizades e o próprio trabalho. Depois o lastimará mas não só pôr orgulho como pôr fatalismo nada tentará visando a que as águas voltem ao leito.
Apesar de tudo, não existem somente estes lados negros neste signo; notam-se todos os outros aspectos mais tonificantes e cálidos.
É leal nas amizades, embora sem grande apego; mas é generoso e está disposto a dar tudo caso necessário. Via de regra sabe proteger e estimular as pessoas, nas quais, pôr meio da intuição, desenvolve personalidade e qualidades insuspeitas.
É muito sensível a simpatias e antipatias e, com freqüência, sobre elas estabelece suas relações. Conserva sempre espírito crítico, vê, observa, julga – nem sempre de maneira agradável – a ponto de ser às vezes pôr demais cortante; tal atitude pode acarretar-lhe inimizades de que, aliás, não cogita muito. Ao invés, tais inimizades são pôr vezes de grande estímulo, permitindo-lhe desenvolver todas as forças.
É grandemente individualista na execução do trabalho. Precisa em geral de algum tempo para decidir, mas uma vez começando a ele se entrega sem reservas. É raro que não consiga encontrar solução dos problemas que se lhe oferecem; apesar disso, falta-lhe sentir-se independente.
A capacidade de identificação dos que nascem sob este signo os faz médicos ou cirurgiões de primeira ordem, quase “virtuosi” do diagnóstico. São advogados famosos, que conseguem impor as próprias teses na defesa ou no ataque, contrapondo-as aos pontos fracos da parte contrária.
Além disso, São os melhores criminalistas, com grande intuição e imaginação brilhante, graças às quais, combinadas com a tenacidade na investigação, quase sempre conseguem levar a bom termo os assuntos.
Dotes do Escorpião
Como organizadores e homens de negócios, os deste signo possuem sentido especial para conhecer a capacidade de trabalho de quem deles depende, sendo chefes notavelmente organizados.
Encontram-se amiúde entre os melhores soldados, especialmente de ação.
Na realidade, encontram-se em toda espécie de atividades, em que em geral alcançam posições de primeira grandeza: ciências, artes, teologia, jornalismo - com especialidade como críticos da literatura – e, sobretudo, na metalurgia e nos diversos ramos da química. Quase sempre, nos últimos anos da vida, entregam-se a estudos filosóficos ou religiosos, ou a algum passatempo favorito.
As pessoas deste signo prestam mais atenção à eficiência do carro do que ao aspecto exterior; geralmente conduzem bem, embora tenham tendência ao excesso de velocidade e a passar arriscadamente à frente de outros carros. A temeridade inata faz deles, freqüentemente, corredores notáveis. Os esportes que mais os atraem são os de caráter violento, em que podem desencadear as próprias forças: boxe, atletismo e natação.
A mulher nascida sob o signo do Escorpião: violenta
Nas mulheres nascidas sob o signo do Escorpião se delineiam claramente dois tipos diferentes, ambos terrivelmente fortes, ardentes e violentas, uma de certo modo austera e cheia de qualidades surdas, à guisa de pintura flamenga, enquanto a outra, rompidos todos os diques, constitua verdadeira mulher fatal e perigosa.
A primeira possui exatamente as mesmas feições no caráter que os homens deste signo. No Escorpião os homens não se diferenciam das mulheres, conforme acontece com os Gêmeos e a Libra. A essência do Escorpião é a mesma para os dois sexos. Pôr isso, a mulher deste signo possui espírito forte e inteligência masculina, embora tal circunstância não impeça que tenha profunda feminilidade de coração: Inigualável no que respeita a energia, é profunda nos seus sentimentos, neles se encerrando. Ama apaixonadamente, criando clima de posse e absolutismo um tanto difícil para um homem tranqüilo... Está sempre sonhando com alguma situação à maneira de Calderon e as grandes tragédias gregas lhe parecem perfeitamente naturais...Pôr este motivo sente a necessidade de dar emprego a essas forças demasiado ardentes: precisa trabalhar, ocupar-se de organizações ou obras sociais. Dessa maneira consumirá as sobras de força e paixão.
Não é fácil à mulher do signo do Escorpião encontrar o homem que lhe responda plenamente às exigências absolutas. O espírito forte atrai quase sempre indivíduos inteligentes, sensíveis, fracos e passivos, que muito diferem do seu ideal, mas sabe viver amores deste gênero.
São, portanto, numerosas as mulheres nascidas sob este signo que organizaram a posição do homem com quem se casaram, empurrando-o pêlos ombros, lutando indiretamente pôr ele, animando-o nos momentos difíceis.
Se, apesar de tudo, o matrimônio perdure e o homem consegue deixar de importar-se com os acessos de agressividade da esposa, forma-se união férrea, como as que se encontram freqüentemente no fundo dessas famílias tradicionais para as quais o matrimônio é sagrado.
A mulher do signo do Escorpião está cheia de encanto particular; possui principalmente olhos formosos, que emitem luz magnética. É raro que a mulher deste signo de importância desmedida ao traje. Desse modo não é nunca vítima da moda, embora tenha muito bom gosto e saiba descobrir a linha que lhe convém ao talhe, ao seu estilo original. A outra é a mulher fatal típica: sensual, vaidosa, apaixonada, exagerada, querendo tudo saber; identifica-se com a desordem, semeia o mal estar e conduz realmente à destruição o homem que a ama... Em todo caso freqüentemente acompanha-o na queda e se encontra no degrau mais baixo da escada, sempre cega pelas paixões e incapaz de resistir, de refazer-se, de começar de novo.
O homem do Escorpião e o amor
O homem nascido sob o signo do Escorpião é, em geral, sedutor, tendo músculos e nervos de aço. Muito instintivo no amor, luta – se possuir acentuado sentimento moral – contra o ataque incessante das paixões. Se tiver menos disciplina, sucumbirá. Mas logo se dá conta de que não ama realmente. Participa então com todas as veras da sua alma no brinquedo do Amor, menos para convencer a outra parte do que para convencer-se a si próprio de que ama. Tem chamas de paixão, mas dificilmente encontra o doce amor duradouro cuja nostalgia sente. Se alguma mulher souber criar em torno de si atmosfera de sensibilidade e de afeto, provavelmente tudo tentará para conservá-la e dela fazer esposa. A escolhida terá de preparar-se para matrimônio difícil, mas apaixonado e ardente, cujo primeiro mandamento terá de ser: deixar o marido em liberdade e, em seguida, dedicar-se inteiramente a ele. Enfim deve saber perdoar e confiar na estima e na confiança total, na harmonia e no afeto incondicional que virão após as tempestades. Assim se dará quando o homem do Escorpião estiver mais ou menos com quarenta anos. Será, pôr outro lado, o melhor momento para aproximar-se dele, estando já então acalmadas as tormentas.
O Escorpião e os outros signos
As uniões mais favoráveis e harmoniosas para os que nascem sob este signo são as que se realizam com os que pertencem aos signos dos Peixes, Capricórnio, Virgem e Câncer. As uniões contraídas com os dois signos de Aquário, Touro e Leão sentem falta de harmonia e estão sujeitas a choques.
A grande atração sentimental que se estabelece entre Áries, e o Escorpião não basta para evitar os conflitos e a agressividade destes dois signos. Apesar disso, possuem grandes afinidades no trabalho. O matrimônio também pode Ter longa duração, mas sempre cheio de conflitos.
O Escorpião e o Touro podem atrair-se e repelir-se de maneira irresistível. Notam-se, contudo, certas afinidades pela natureza sensual e possessiva. Freqüentemente, dessa união nascem filhos muito graciosos e cheios de iniciativa.
Com os Gêmeos observa-se entendimento físico e intelectual. Apesar disso, o matrimônio poderá ficar ameaçado, dada a dificuldade que os Gêmeos experimentam em adaptar-se ao temperamento ardente do Escorpião, a que nada escapa. E os Gêmeos são extremamente esquivos ao Escorpião.
O Escorpião possui muitas afinidades e pontos de contato com o signo de Câncer, sentindo às vezes grande paixão pôr ele. Entre eles podem formar-se laços duradouros, sabe que Câncer é capaz de criar a atmosfera de intimidade de que tanto precisa o Escorpião.
Embora o Escorpião se sinta muito atraído pelo signo do Leão e seus elos físicos sejam muito fortes, a divergência excessiva dos caracteres e, em particular, a natureza ciumenta e o espírito crítico do Escorpião podem tornar difícil a união entre estes dois signos.
Os que nascem sob o signo do Escorpião podem contrair uniões com os nascidos sob o signo da Virgem, visto como os respectivos caracteres se completam. As diferenças de sentimentos podem causar sofrimentos ao do Signo da Virgem, mas a natureza possessiva e magnética do Escorpião vencerá as dificuldades. Entre o Escorpião e a Libra é possível criar um elo cimentado em afinidades acentuadas, sempre que a Libra não seja demasiado fácil de render-se ao Escorpião. As relações de colaboração são mais aconselháveis do que o matrimônio o qual se expõe a ver-se envolvido em litígios causados pela natureza muita vez agressiva do Escorpião, não tolerados pôr Libra. Há grande atração para o próprio signo, mas os ciúmes e a excessiva semelhança de caracteres podem tornar-se obstáculo a uma união duradoura. Melhor será contentar-se com a amizade. O escorpião realiza com o Sagitário união feliz, visto como tem inúmeras afinidades. Em geral essa união se baseia na estima e compreensão recíprocas. A união do Escorpião com o Capricórnio, embora contrariada no início, pode, mais tarde, chegar a ser harmoniosa. O matrimônio ( ou a colaboração no trabalho) se encontra sob bons auspícios pôr serem ambos trabalhadores e ambiciosos. A afinidade espiritual do Escorpião com o Aquário não é suficiente para criar união prefeita e feliz. O Aquário não é demasiado apaixonado e não pode partilhar da natureza possessiva do Escorpião nem suportá-la. Além disso, circunstâncias domésticas ou de ordem material opõem-se freqüentemente a tais enlaces. Com o signo de Peixes, o Escorpião mantém em geral acordos duradouros devido às afinidades intelectuais. É importante, contudo, não ferir a impressionabilidade do signo dos Peixes.
A saúde dos que nascem sob o signo do Escorpião fica a amiúde afetada pôr moléstias estranhas e pôr diversas formas de esgotamento. Tipos diferentes de infecções podem dar origem a complicações sérias; mas em geral vencem bem as enfermidades.
Ninguém mais digno do que um nascido sob o signo do Escorpião que conseguiu ser senhor de si em transformar os instintos em força progressista. Tem então a possibilidade de elevar-se às posições mais importantes, como Santo Agostinho. Este, nas “Confissões”descreve o caminho que um homem sensual, exuberante e cheio de arrogância teve de percorrer, bem como a luta que teve de sustentar para chegar à transformação que o levou à santidade.
Meninos nascidos sob o signo do Escorpião: robustos e difíceis
Desde muito cedo, a criança nascida sob o signo do Escorpião revela personalidade tanto quanto caráter decidido, e nem sempre é incumbência fácil orientá-lo. Exuberante em todas as manifestações, curiosas, indócil e imaginosa, é sujeita a violentos acessos de cólera se a contrariam, mostrando agressividade desmedida se se sentir ferida.
Não gosta de ficar só e geralmente se afeiçoa aos brinquedos e pequenos objetos que possui. Tem tendência a esconde-los pela propensão inata à ocultação e ao mistério. Precisa estar sempre em movimento, desgastar-se. Os pais deverão Ter a paciência de arranjar que sempre tenham algo para fazerem. Deve procurar-se fazer com que a todo o momento lhes esteja desperto o interesse vivíssimo; é preciso permitir-lhes empreguem a energia de maneira positiva, mantendo sempre ocupadas as molas excessivamente dramáticas do espírito. De natureza fundamentalmente sentimental, será preciso tentar corrigi-la com afeto e nunca, sob pretexto algum, com brutalidade; neste caso encerra-se em si mesma e se rebela.
É aconselhável orientá-la para algum esporte e para a vida em comum com outros rapazes, com o fito de abrandar-lhe os instintos. A vida ao ar livre e o “camping” lhe proporcionariam grande prazer.
É preciso reconhecer que os meninos nascidos sob o signo do Escorpião raramente são fáceis. Mas “prometem” personalidade tão interessante que, se o leitor tiver filhos deste tipo, poderá perfeitamente arriscar-se a seguir de perto – e nas pontas dos pés – a evolução da difícil personalidade deles.
Educação difícil: gostam de observar a autoridade, mas revoltam-se contra a palmatória. São os meninos-padrão da educação levada a bom termo pela intervenção de outras pessoas: professores, educadores, etc. Na medida do possível, será preciso experimentar esse sistema, que lhes evitaria qualquer complexo com relação às pessoas que os rodeiam.
Nemo enim ipsam
voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.