GÊMEOS - SIGNOS do ZODÍACO

ZODÍACO
Signos do Zodíaco
Ir para o conteúdo
GÊMEOS

SIGNO DO AR, SOB A DOMINANTE DE MERCÚRIO
Dominado pôr Mercúrio, planeta da inteligência e do espírito.
CARATER INACESSIVEL
DUALIDADE CONSTANTE
Este é o primeiro signo do zodíaco representado pôr figura humana: dois adolescentes que, segundo a mitologia grega, foram Castor e Pólux, mortal o primeiro e imortal o segundo. Dizem que quando Castor morreu, Pólux desesperado porque não podia segui-lo, pôr ser imortal, tanto pediu aos deuses que estes, comovidos pôr fidelidade tão grande, lhe permitiram passasse um dia com o irmão no inferno e o seguinte com os deuses no Céu.
Trata-se tão só de uma lenda; mas se se observar a mobilidade dos que nascem sob os Gêmeos e sua natureza cheia de contrastes, parecem verdadeiramente dotados das características que personificam: duplos, alternados, violentamente opostos, infinitamente misteriosos.
Mercúrio, planeta da inteligência e do movimento, predomina sobre os Gêmeos e pôr acréscimo, aumenta o extraordinário poder de desdobramento que possui. Aos que nascem sob este signo torna inteligentes, versáteis e interessados sempre pôr várias questões ao mesmo tempo. A necessidade de desenvolver a atividade mental em novos domínios pode conduzir os nascidos sob este signo a conhecimentos superficiais. Sentem curiosidade pôr tudo, aprendem línguas com facilidade e adaptam-se rapidamente a todas as situações. Mas estes dois seres em um só, que tem de afrontar igualmente dificuldades duplas, sofrem as conseqüências dessa qualidade de caráter, de que lhes procede a indecisão e insegurança.
Tais circunstâncias põem uma dupla pergunta, fundamental no que diz respeito a este signo: São felizes os que nascem sob Gêmeos? Tem-se felicidade com eles? Para responder a tais perguntas, necessário se torna definir este tipo humano, tão curioso como evasivo, penetrar-lhe a natureza cativante e o temperamento forte e violento, de reações imprevisíveis.
Nos casos de dualidade menor, o tipo dos Gêmeos é, em conseqüência, mais harmonioso; possui então constância e tenacidade. De qualquer maneira, porém é irritável, nervoso, atravessando estados nervosos que provocam uma espécie de mania de perseguição.
Se quem nascer sob o signo de Gêmeos for muito intelectual, precisará esforçar-se para criar e concentrar-se para produzir. Vê-se atormentado constantemente pôr um sentimento de insegurança que corre o perigo de converter-se em obsessão. É vítima da necessidade de busca contínua. A tensão nervosa em que vive contra a vontade pode degenerar em neurastenia, em idéia fixa.
Em conseqüência, este signo produz variada gama de tipos humanos, que vai desde o brilhante e refletido, do que resolve todos os problemas como pôr manobras ocultas, ao que consome a existência no altar de uma causa perdida. O caráter de quem nasce sob os Gêmeos pode ir desde a retidão moral exemplar até uma espécie de complacência, desde a evolução do pensamento quase espiritual até grande incoerência mental. Nenhum outro signo comporta de tal maneira discordâncias maiores e mais imprevistas. Dessa natureza dupla procede o encanto dos Gêmeos, difíceis de entender, que tão depressa muito entregam de si mesmos quanto com a mesma rapidez se afastam sem que se possa saber pôr que motivo, mergulhando aos que deles gostam em um mar de dúvidas.
Os que nascem sob os Gêmeos, que sempre se terá de conquistar e reconquistar, são companheiros cativantes, amigos tão rapidamente difíceis como serviçais. Possuem a graça enigmática dos que afastam qualquer compromisso afetivo.
Os que nascem sob os Gêmeos tem necessidade de saber-se amado e protegido, sem que tenha forçosamente de responder pôr igual maneira, visto como é, em geral, demasiado mental e pouco dado a efusões de ternura. Mas a necessidade de afeto leva-os em certas ocasiões a suportar pessoas a quem não estimam pôr lhes parecer preferível à solidão e à falta de afeto. Tal situação de modo algum lhes parece injusta: gostam que os estimem, embora com certa altivez, mas com o desejo vivo e tranquilizador de não causar mal algum. Evidentemente ö outro”, o que o estima, procurará sempre no olhar insondável do nascido sob os Gêmeos uma resposta, um chamado, algo que não será nunca capaz de ler nele, porque o olhar sedutor dos Gêmeos – todos eles possuem olhos estranhos – é a semelhança do Céu, da noite ou do infinito, profundo, desconcertante, - encoberto, absoluto, rigoroso e magnificamente impessoal e mental.
Todos e particularmente os astrólogos, gostariam de saber o que são realmente os Gêmeos. Tudo quanto deles se pode dizer é que a colaboração com eles dá resultados muito bons, sempre que alguém esteja junto deles para reunir o que imaginam, utilizar as ondas que “emitem” ou, ao invés, para preparar todos os elementos de que vão precisar para se tornarem brilhantes, criadores e eficazes. É raro que quem nasce sob os Gêmeos possa fazer tudo. Embora seja acessível a todas as teorias e a todos os ensinamentos, sua inteligência privilegiada não é capaz de reter as idéias, que lhe atravessam o intelecto e nele não permanecem.
Essa inteligência extraordinária é uma espécie de estação de trânsito, em que, pôr outro lado, não se detém pesares e lamentações. A mudança e o ritmo seduzem a quem nasce sob os Gêmeos.
Admite com facilidade que nada é eterno e tudo deve transformar-se. No trabalho, os Gêmeos procuram o ideal, que para eles consistiria em uma “combinação”, trabalho-pensamento. A vida assim equilibrada torná-los-ia muito felizes.
Embora pareçam indecisos e pouco perseverantes no trabalho, surpreendem pelo brio e rapidez de ação, bem como pela facilidade com que terminam uma tarefa. Seu comportamento, nisto como em tudo mais, assinala-se pela dualidade inata.
Pela habilidade e dinamismo, conseguem grande êxito na atividade profissional. Apesar disso, freqüentemente a mania de empreender diversas atividades ao mesmo tempo é capaz de levá-los até a ser perseguidos judicialmente e a dar origem a inimizades capazes de trazer-lhes grandes prejuízos.
As profissões características deste signo conjugam-se ao mundo da dialética, da ciência, da literatura e do jornalismo; trata-se com freqüência, de escritores, jornalistas, editores, livreiros, professores, oradores, advogados, atores, bailarinas, pintores e músicos. Trabalham em agências de viagens, no transito terrestre e na aviação. Seu destino profissional está subordinado às viagens e às relações com outros países. Apesar disso, conforme dissemos acima, suas inclinações não ficam satisfeitas com uma única profissão, de sorte que se dedicam a outras profissões anexas.
Tendo todos em estima, o que nasce sob os Gêmeos costuma ser inconstante e volúvel; nas relações sentimentais não se compromete pôr muito tempo principalmente se não for possível transportar a paixão a um plano intelectual e se não sentir-se preso pôr afinidade intelectual. Também nele, como nos pequenos detalhes da vida cotidiana, se manifesta evidentemente a dualidade.
No casamento prefere unir-se a pessoa tranqüila, porque de tal modo, em ambiente doméstico sem nervosismo e calmo, encontrará compreensão para as crises nervosas e para a mobilidade incessante, que lhe caracterizam a vida.
Freqüentemente se casa mais de uma vez, podendo o casamento perigar em conseqüência do seu temperamento instável e inquieto e da indiferença com que repentinamente trata o cônjuge. Como tende a arriscar-se, pode ver-se envolvido em aventuras complicadas.
Mulher nascida sob os Gêmeos: independente
Assim como no que respeita a Áries e ao Touro, que as características das mulheres nascidas sob estes signos são bastante parecidas às dos homens. O mesmo não sucede com todo os signos, e desde já assim acontece com os Gêmeos, signo que favorece extremamente às mulheres. Aqueles a quem a vida tenha proporcionado, no amor ou no trabalho, relação com mulheres nascidas sob este signo, não as desmentirão. Criaturas misteriosas as mulheres dos Gêmeos! Este é grande signo feminino, como Áries é masculino. A mulher que nasce sob os Gêmeos é grandemente amiga, inteligente, viva, sensível, perspicaz, alegre, otimista: com ela é quase impossível a gente aborrecer-se.
É capaz de entabular discussões sobre qualquer assunto, lê muito e está sempre ao corrente do que se passa. Freqüentemente exerce atividade ou profissão. É independente, tanto na conduta quanto no modo de pensar.
É dessas pessoas que chamam a atenção e se fazem admirar pela inteligência e finura do espírito, bem como pêlos conselhos e pela ajuda que são capazes de oferecer. Tudo isso se deve tanto às suas qualidades inatas como a possibilidade de recorrer ao largo círculo de relações de amizade.
Como intermediárias nas relações é excelente secretária que resolve com habilidade os problemas do chefe; mas é de grande importância que seu trabalho não seja monótono, proporcionando-lhe grande número de derivações ou aplicações diversas que lhe permitam múltiplas evasões.
Revela nos negócios habilidade consumada. É jornalista, fotógrafa, hoteleira; salienta-se no teatro, no cinema, no rádio, na televisão. Além disso, sabe perfeitamente como combinar o trabalho doméstico com a atividade profissional.
Muitos homens sentem-se atraídos pela personalidade dessas mulheres, que quase sempre são altas e esbeltas, de feições irregulares, o nariz um pouco largo e acentuado na parte inferior. Pêlos gestos, maneiras rápidas e diversidade de atitudes possuem algo de felino.
A mulher casada que nasceu sob os Gêmeos sabe adaptar-se ao esposo e amoldar o temperamento à semelhança do dele. A mentalidade um pouco masculina, comporta certa segurança.
Envelhece lentamente, visto conservar prolongada juventude, não só de corpo como também de espírito.
Aborrece-se facilmente e pôr isso necessita, uma vez casada, de um círculo de amizades ( que inclusive procura ampliar) de poder empreender viagens, de dedicar-se à cultura e de Ter mil assuntos a que acudir.
Se não conseguir o equilíbrio íntimo, com o fito de chamar a atenção torna-se particularmente agitada e descontente, assume atitudes teatrais, acentua a personalidade, criticando e discutindo apaixonadamente.
É difícil Ter certeza de que a mulher ou a moça dos Gêmeos encontre a felicidade, mas é perfeitamente capaz de “situar-se” depois de tentativas ambiciosas, desempenhando com perfeição o papel que lhe tenha sido distribuído sem que ninguém – se não se tratar de mais perspicaz - possa perceber que a perfeição na ação e a coerência extraordinária escondem nostalgia feroz. Quanto tempo duram essas tentativas? Às vezes a vida inteira, às vezes só até o meio e amiúde se vêem mulheres sensatas e admiráveis que, aparentemente sem explicação, começam a praticar as maiores loucuras. São mulheres nascidas sob os Gêmeos, vítimas da própria dualidade, que rebenta como bomba de explosão retardada.
Seus Signos favoráveis
Conforme sucede com todos os outros signos, cabe predizer em princípio se as relações que se estabelecem entre os que nascem sob os Gêmeos e os que pertencem a outros signos do Zodíaco serão mais ou menos favoráveis.
As uniões mais harmoniosas dos nascidos sob os Gêmeos são as que se contraem com os que nascem sob Áries, Libra, Aquário e Leão; as menos harmoniosas, contraem-se com os que pertencem aos Peixes, à Virgem e ao Sagitário.
Com o que nasce sob Áries pode produzir-se simpatia recíproca; a versatilidade desses dois signos comporta renovação continuada e bom entendimento.
O que nasce sob os Gêmeos pode achar muitos pontos de contato com os nascidos sob o signo de Touro, tanto no espiritual quanto no sensual. Exige, contudo, que o do Touro refreie o caráter ciumento e dominador.
Pode realizar-se boa união com o tipo de Câncer. Conjugados colaborarão harmoniosamente, pela possibilidade de se imporem os dos Gêmeos no domínio do espírito e os do Câncer no do afeto. Ambos possuem em comum a inclinação pelas mudanças.
O que nasce sob os Gêmeos colabora com o do Leão em virtude da identidade de pontos de vista na ação; é a união do espírito com a força, que só comporta riscos relativos. Se a atração inicial for muito forte será difícil que não se produzam crises, devido principalmente ao orgulho do tipo Leão, que se oporá à flexibilidade excessiva dos nascidos sob os Gêmeos. É pouco provável que se desenvolvam vínculos harmoniosos com o signo de Virgem. Na realidade, o signo da Virgem é demasiadamente pouco mental para os Gêmeos, que pôr seu lado, são demasiado inquietos para aquele. É difícil que entre esses dois signos se origine intimidade ardente.
Os Gêmeos e Libra podem entender-se perfeitamente porque ambos estão sob a influência da sensibilidade que o signo do ar confere. Possuem gostos e interesses comuns, bem como forte atração física, que tornam oportuna e estável a união entre eles. Os Gêmeos encontram amiudadamente compenetração intelectual com o Escorpião; apesar disso, suas relações podem romper-se em conseqüência das respectivas críticas e dos ciúmes do Escorpião. Numerosos pontos de contato unem o signo dos Gêmeos com o do Sagitário; colaboração recíproca, afinidades materiais, inclinação pelas viagens e deslocamentos em geral; apesar disso, a concepção da vida é diferente, parecendo até que não falem a mesma linguagem.
Com o signo do Capricórnio, a utilidade recíproca no trabalho não basta para estabelecer compenetração sólida. São em demasia as questões que os separam, sendo muito freqüente coincidirem em um ponto sem que cheguem a ver-se ou a compreender-se. São bem mais raros os casos em que se consegue vínculo profundo.
Os Gêmeos podem unir-se estreitamente com o Aquário, principalmente se tem ideal comum a defender. Em geral, sentem-se atraídos pôr afinidades de caráter e de pensamento.
Embora se sinta pôr ele atraído, o signo dos Peixes se encontra em plano demasiado diferente para que compreenda inteiramente o que nasce sob os Gêmeos. Os nascidos sob estes dois signos podem viver juntos um do outro; mas sem comunhão de idéias e aspirações, torna-se difícil a compreensão mútua.
Os nascidos sob os Gêmeos ligam-se raramente entre si; podem possuir muitas afinidades espirituais ou intelectuais, mas é mais provável que entre eles exista boa amizade do que casamento. Este é difícil porque, possuindo as mesmas qualidades e defeitos, acabam chocando-se sem poder complementar-se.
Saúde dos nascidos sob os Gêmeos
As moléstias dos que nascem sob este signo são geralmente de origem nervosa; podem sofrer crises de ansiedade que terão repercussões nos intestinos e na digestão. Pôr outro lado, revelam predisposição pôr inflamações e estados febris, especialmente em relação com as vias respiratórias e os pulmões. Muitas moléstias de que sofrem são devidas, igualmente, a excessos de toda espécie, como o fumo e a bebida. Tem propensão ao reumatismo das espáduas, dos braços e das mãos, bem como a pequenos acidentes.
Podem melhorar consideravelmente o estado de saúde pôr meio de exercícios de concentração e de respiração pelo sistema ioga.
Embora sejam comumente de constituição delicada, sem grande resistência física, a profunda vitalidade nervosa e fisiológica dos que nascem sob os Gêmeos lhes assegura força considerável e longa vida.
Reveste-se de importância para os que nascem sob os Gêmeos conseguir dominar o intelectualismo; abrir-se-á então para eles largo campo de conhecimentos, tornar-se-ão profundos, espirituais e sua inteligência chegará, finalmente, a abraçar todos os ramos da sabedoria.
Podem converter-se em homens de letras espiritualistas, podem sobressair na teologia ou na jurisprudência. Nenhum domínio lhe será fechado.
Quem nasce sob os Gêmeos é capaz de extrair ensinamentos úteis e edificantes no afã da pesquisa e dos esforços interiores. Converte-se na própria personificação de Mercúrio, “mensageiro dos deuses”, rápido, inteligente e de memória pronta, possuindo o Dom de convencer e da eloquência fácil.
Crianças nascidas sob os Gêmeos: precocidade e gentileza
Desde os primeiros anos ou mesmo desde os primeiros meses, as crianças nascidas sob os Gêmeos mostram-se vivas, alegres e precoces, dotadas de vivacidade de espírito e observação. Gostam de mover-se e caminhar; os divertimentos preferidos são os que se realizam ao ar livre. Apaixonam-se, principalmente, pela leitura.
Nas discussões inevitáveis com os companheiros de diversão obstinam-se em fazer prevalecer o próprio ponto de vista, com o que revelam tendência inata à discussão.
Embora lhes falte força de concentração, revelam grande facilidade para os estudos, e tem tão boa memória como se mostram turbulentos na escola. Os professores os apreciam porque vêem neles um vulcão de iniciativas e de possibilidades a desenvolver.
Como se interessam pôr tudo, a curiosidade é uma das suas fraquezas. São corteses, afetuosos e de bom caráter. Aprendem rapidamente como se devem comportar com os mais velhos e formam amplo círculo de amizades.
Na primeira adolescência, toda essa precocidade se transforma em vontade. Entre os 12 e 13 anos o caráter profundo deles se fixará bem claramente e desde então, com grande vontade e surpreendente perseverança, se esforçarão pôr alcançar o objetivo que lhes propuserem.
Os pais das crianças nascidas sob os Gêmeos devem evitar a tendência de mostrar admiração excessiva pôr essas crianças muito comumente brilhantes e sedutoras. Torna-se necessária educação bastante rigorosa para que as suas grandes qualidades não se transformem em defeitos. A extraordinária facilidade de expressão poderia, pôr exemplo, converter-se em dispersão e ociosa charlatanice.



Nemo enim ipsam
voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

JCMacedo Consultoria EMpresarial
Santos - SP - Brasil
+55 13 9 8157-3537
jcmacedo@jcmacedoconsultoria.com.br
Voltar para o conteúdo