CANCÊR
SIGNO DO ÁGUA, SOB DOMINATE DA LUA
Dominado pela Lua, astro dos sonhos e dos rodopios da alma
CARATER DIFÍCIL E RESERVADO
Natureza imaginosa e irreal
O Câncer é o signo mais estranho do Zodíaco porque a Lua, rainha das noites e dos mundos cósmicos, sobre ele influi dramaticamente. A Lua começa a 22 de junho a ascensão para o maior poder que vai crescendo até 22 de julho. O Câncer assinala-se prodigiosamente pela importância primordial desse corpo celeste, o mais “ativo” de
Todos e pôr ser o único signo do Zodíaco pôr baixo de sua dominante. A Lua, dominadora das forças naturais, da vida sentimental e da sensualidade, imprime impulsos tão diversos aos que nascem sob Câncer que pôr vezes se tornam completamente incompreensíveis para as pessoas que os rodeiam. A Lua lhes confere mobilidade de espírito que chega ao extremo, intuição que é quase Dom de adivinhação e qualidades de médium que os condena a sofrer constantemente grande tensão nervosa. Regula também a existência feminina, a fertilidade, a gravidez e a maternidade.
Se a influência da Lua não se pudesse corrigir – conforme sucede na maioria dos casos – pôr meio de um dos seus influxos benéficos, conduziria à extravagância, ao histerismo e às perturbações mentais. Especialmente no plenilúnio e no quarto crescente, sua influência reveste-se do caráter mais nefasto para as pessoas hipersensíveis, e pôr vezes conduz aos piores extremos os espíritos desequilibrados ( assassinos da Lua Cheia)
Que dizer dos estados de ânimo de quem nasce sob o Câncer, que terá de contar de antemão com esta verdadeira luz negra? Desde logo deve advertir-se que não é nem será nunca pessoa como as demais, porque a Lua a dotou dessa Segunda natureza ao mesmo tempo prodigiosa e perigosa que se chama imaginação.
Quem nasce sob o signo de Câncer é imaginoso ao ponto de chegar ao desdobramento da personalidade.
Tal estado de sortilégio e uma inconstância total produzem grande irritação nas pessoas que o rodeiam. Será preciso renunciar, uma vez pôr todas, á lógica e ao raciocínio se se quiser viver em bons termos com uma pessoa nascida sob o signo de Câncer, sendo forçoso admitir-lhe a sinceridade na instabilidade, a boa fé na cegueira, de que dá provas constantemente. Se os que viverem perto de alguém nascido sob o signo de Câncer acreditarem que está dissimulando, terão perdido a partida, tornando-se cada vez maior a incompreensão. Não dissimulam de maneira alguma, nem age de má fé. Limita-se simplesmente e com a maior naturalidade a passar sem transição do racional ao irracional. E precisamente porque é neste último que se move mais livremente, penetra em domínios inacessíveis a qualquer espírito prosaico.
Além disso, o que nasce sob Câncer sofre, porque possui sensibilidade comparável aos círculos concêntricos provocados pela queda de uma pedra em um tanque de água, círculos que vão aumentando até se tornarem enormes. Como o eterno movimento das ondas, a vida de quem nasce sob Câncer é uma sucessão de estados emotivos alternados, visto como o menor acontecimento o impressiona. O que para os outros significa muito pouco, adquire para ele importância exagerada. Acusa estas manifestações de hipersensibilidade principalmente na primeira juventude, quando ainda não fez mais do que passar de leve pelas realidades da vida.
Quem nasce sob Câncer não conhece o sossego nem na infância nem na adolescência. Cada fato, cada pessoa, cada acontecimento é para ele problema total. Depois, até os vinte anos, a vida adquire para ele certa forma. Parece sair do casulo, procurando um modo de viver, uma orientação, o que não se produzirá sem dificuldades, tanto mais quanto o jovem nascido sob Câncer se vê geralmente favorecido durante este período pela proteção moral e material, às vezes excessiva dos que o rodeiam. O interesse em proteger o nascido sob Câncer constitui movimento reflexo, pôr inspirar ternura, tendo algo do “menino perdido no bosque”, mas nem sempre dá resultado marcar o momento em que se deve faze-lo entrar em contato com a realidade.
Ao sair destas primeira dificuldades, o que nasce sob Câncer procura imediatamente uma casa, um lar, porque precisa sentir-se amparado, seguro, o que continua a ser uma proteção. A Casa, com maíuscula, desempenha alem disso papel importante na vida de quem nasce sob Câncer, seja homem ou mulher. Adora a casa mas principalmente certo cômodo determinado dentro dela.
Se a casa for grande, escolherá um cômodo livre de ruídos, sem luz excessiva e um pouco separado da vida da família, para instalar-se e viver ali quase unicamente no seu refúgio, que organizará e ornará conforme o próprio gosto. Dará trabalho faze-lo sair desse cômodo, salvo se o convidarem a realizar uma viagem pôr mar, visto como adora a água ( embora não aprecie viagens muito demoradas). Se ainda não casou, dificilmente se entenderá com a família, especialmente com irmãos e irmãs. É o “bicho raro”, a nota discordante em um meio familiar que nem sempre quer admitir a imensa particularidade do que nasceu sob Câncer.
Para desempenhar o papel de homem ou de mulher e assumir as responsabilidades de adulto, o que nasce sob Câncer deve superar, a custa de não pequeno esforço, as dificuldades interiores. Apesar de ser brilhante, perde-se em manobras falsas e em erros de orientação. Sua iniciação profissional é difícil, pôr faltar-lhe boa capacidade de adaptação e de submissão e, ao invés, possui caráter suscetível. Contudo manifesta enorme capacidade de trabalho e energia tenaz, logo que se situe pôr si mesmo em trajetória determinada. É na Segunda metade da vida que costuma colher os frutos de suas atividades, visto como ocupa a totalidade da primeira em “buscar”. Este espírito intuitivo pode desempenhar cargos políticos; pode, pôr exemplo, chegar aos mais altos postos na carreira pública. A paciência de formiga que possui lhe faz preferir as carreiras que exigem amor particular pôr uma coleção qualquer, como objetos ou uma arte. Os que nascem sob Câncer podem ser antiquários, colecionadores, pintores, escritores e músicos. Como adoram a arte culinária, podem ser gastrônomos, interessar-se pôr produtos alimentícios, indústria hoteleira e restaurantes. O bom gosto inato os conduz também à alta costura; a facilidade de sair de si mesmo à arte cênica, comédia ou tragédia; o sentimento do passado, à arqueologia; o espiritualismo, ao trabalho nos hospitais, às obras de beneficência e organizações religiosas; o encanto pela água, à Marinha ou aos esportes náuticos; e a intuição à Medicina. Podem ser poetas, mas sempre de inspiração romântica. Se forem artistas, os que viverem junto deles terão de ser modelos de tato e sensibilidade... porquanto se trata de artistas com os quais será muito difícil conviver, de sorte que será conveniente deixá-los na atmosfera própria, sem tentar faze-los mudar; no máximo poder-se-á tentar estabelecer um pouco de ordem em torno deles. Com o que nasce sob Câncer de caráter criador, ainda será mais necessário do que com relação a outros também sob ele nascidos, renunciar a faze-lo, dar-se conta do que de inútil faz ou diz. Seu sistema fantástico de participar da vida o absorverá até o ponto de sufocar o sentimento crítico e pôr vezes até mesmo o gênio natural.
O caráter mau
Os que pertencem a alguns outros signos do Zodíaco são difíceis, mas poucos se mostram tão difíceis como o de Câncer, dado o seu mau caráter. Quem nasce sob Câncer exige respeito e somente a este preço é possível chegar a acordo com ele. As intimidades, a frieza, as grosserias e os maus modos, bem como a curiosidade no que entende com a vida privada constituem outros tantos motivos de desacordo com ele. Os que nascem sob este signo nunca perdoam, sejam homens ou mulheres e menos ainda esquecem. Guardam o que for mas chegará um momento, geralmente o mais doloroso para os outros, em que lhes estimularão o rancor a ponto de se tornarem malvados. Orgulhoso a seu modo, o que nasce sob Câncer tem em grande conta a opinião que dele formam os outros. Ofende-lhe a tentativa de penetrar-lhe os pensamentos, e leva a mal qualquer intenção de intimidade espiritual; não responde a qualquer pergunta que lhe diga respeito e chega a tratar asperamente a quem insistir. Somente se deixa vencer se se souber conduzi-lo a ambiente de doçura e tranqüilidade. Todavia, caráter tão difícil pode revelar reações surpreendentes: nos momentos de perigo, é capaz de concentrar as forças e dar provas de disciplina exemplar, e até mesmo de grande dureza para consigo mesmo. Insaciável, de grande capacidade de assimilação, memória infalível e uma espécie de clarividência – muitos médiuns tem nascido sob Câncer – tudo absorve e sabe de tudo. Seu espírito não descansa nunca. Encerra-o todo em si, acumula pensamentos, idéias e impressões. Possui muitas das características do animal que o signo simboliza: o caranguejo. Como ele, anda para trás e esconde, como os magos, os próprios segredos.
Matrimônio difícil
Na realidade, quem nasce sob o signo de Câncer encontra muitas dificuldades para ser feliz no casamento, seja homem ou mulher. Apesar de tudo, não lhe falta possibilidade de êxito. Signo atraente, os amores que inspira são tumultuosos e despontam sempre marcados pôr uma espécie de fatalidade que os torna difíceis. Desperta paixões e provoca movimentos impulsivos, embora freqüentemente sem esperanças. Pôr que é tão atraente? Porque “sublima” e transfigura. Faz surgir nos outros o melhor e às vezes o pior de todos os ciúmes. Em uma palavra, é difícil fazer-se amar pôr um homem ou uma mulher nascidos sob Câncer, e ainda mais difícil continuar a amá-los sempre.
O homem deste signo possui quase sempre rosto agradável e cheio de simpatia. Bastante sensível e afetuoso é homem que procura casamento pôr amor e que menos importância dá às condições econômicas e sociais da companheira. Oculta a desconfiança inata sob a máscara que lhe dá a aparência de pessoa serena e tranqüila, até o extremo de tornar-se às vezes enfadonho; na realidade, não é tão só desconfiado mas muito orgulhoso, sendo difícil imaginar como é suscetível e até que ponto pode tornar-se enredado e menos razoável quando se sente ou se considera incompreendido.
Aprecia a tranqüilidade do lar, da família, dos filhos, da boa mesa e de todas as comodidades que pode oferecer a vida de família; comumente se interessa pela arte culinária, na qual chega a salientar-se, bem como no arranjo da vida cotidiana.
O casamento nem sempre é bem sucedido, porque freqüentemente terá de confrontar-se com uma companheira que se revele diferente do que imaginou; pôr vezes o fracasso do matrimônio deve-se a exigências excessivas e loucas, e as dificuldades com se defronta a mulher, nem sempre bastante dúctil para compreender os costumes e necessidades do marido. Realiza então novas experiências sentimentais, não porque seja infiel pôr natureza, mas porque deseja encontrar a mulher ideal.
Signos favoráveis para quem nasce sob o Câncer
Depois de um exame geral e aproximado dos vínculos, mais ou menos favoráveis que o nascido sob Câncer tem possibilidades de contrair com outros signos, é de presumir boa harmonia com os que nascem sob o signo do Touro, Escorpião, Virgem e Peixes. Menos provável apresenta-se união feliz com Áries, Libra e Capricórnio. Boa inteligência com o que nasce sob Áries é rara devido a diversidade de opiniões e ao conflito que se produz entre os ideais de um e de outro.
Áries é demasiado impulsivo para a suscetibilidade de Câncer. Podem, não obstante, criar-se laços entre eles em conseqüência da forte atração física que experimentam reciprocamente, contanto que se vejam raramente.
Existem muitas afinidades de caráter entre os que nascem sob Câncer e sob o Touro, mas sobretudo possuem interesses comuns no trabalho. Os dois gostam do lar, da vida confortável e dos costumes adquiridos. Daí a possibilidade de desenvolver-se forte compreensão afetiva entre eles, se ambas as partes conseguirem dominar o caráter obstinado.
Câncer pode estabelecer com os Gêmeos sólida amizade e mesmo vínculos duradouros. Apesar disso o interesse é geralmente mais sentimental e espiritual do que físico. A veemência e o temperamento inquieto dos que nascem sob os Gêmeos acham no Câncer freio e equilíbrio.
Entre duas pessoas nascidas sob o signo de Câncer estabelece-se boa amizade mas os casos de casamentos duradouros são bem mais raros.
O Leão exerce sobre o Câncer grande atração e com ele contrai amizade notável. São muitas as atividades de que partilham no trabalho. Entre estes dois signos pode nascer grande paixão ou matrimônio estável.
Câncer tem muitas afinidades com a Virgem. Apesar disso, suas relações encontrarão dificuldades a princípio pôr causa da grande sensibilidade de um e de outro. O espírito crítico do signo da Virgem fere a suscetibilidade do de Câncer. Mas com o tempo chegará a reinar certa harmonia entre eles.
É difícil para o que nasce sob o Câncer encontrar pontos de contato com quem nasce sob a Libra. Amiúde, depois de indícios promissores surgem dificuldades. A isso se deve que quase nunca se possa realizar matrimônio feliz entre estes dois signos.
Câncer possui inúmeras afinidades com o Escorpião, que é um signo apaixonado, impulsivo, absorvente e caseiro. A união entre eles costuma ser duradoura, embora com os do Escorpião possam surgir crises que, aliás, são superáveis.
O signo do Sagitário mostra-se bastante independente em relação ao de Câncer, mas podem uni-los excelentes relações de amizade e de trabalho. Isto também porque muitas vezes o primeiro possui considerável ascendente sobre o segundo, estimulando-o e transformando-o .
Sente grande atração pelo signo do Capricórnio, mas os dois vivem em mundos diferentes, e torna-se necessário muito tempo e profundo conhecimento recíproco até que se possa chegar à mútua compreensão.
Com o Aquário, boa amizade. Entre estes dois signos podem estabelecer-se sólidos vínculos sentimentais, contanto que se baseiem na compreensão e estima recíprocas.
Os do Câncer podem muito bem relacionar-se com os que nascem sob o signo de Peixes, seja mediante laços de amizade, de compenetração no trabalho ou sentimentalmente. O matrimônio entre eles tem possibilidade de ser feliz se os cônjuges não se obstinarem nos detalhes.
A mulher que nasce sob o Câncer: magia interior
A mulher que nasce sob o signo de Câncer partilha com o homem de todas as características que acabamos de indicar. Se as influências que recebe forem favoráveis, será meiga e materna, possuindo encanto ambíguo e olhar cheio de poesia. Se a Lua tiver maior influência, ver-se-á induzida, pôr igual ao homem nascido sob este signo, a toda espécie de experiências difíceis, e terá de esforçar-se muito para vencer os erros e a falta total de realismo. Mas a mulher nascida sob o Câncer é capaz de iluminar toda uma vida com a sua magia interior.
Saúde dos que nascem sob o signo de Câncer
Os que pertencem a este signo podem sofrer de enfermidades do estômago ou dos brônquios, bem como de moléstias linfáticas, nutritivas ou das glândulas. Seus pontos fracos são o tórax, o peito os seios.
Quem nasce sob o Câncer não possui saúde de ferro, mas, ao invés, certa fraqueza e inclinação as enfermidades. Vê-se afetado pôr moléstias às vezes imaginárias e de natureza nervosa. Tende a tudo dramatizar, afigurando-se-lhe o menor mal estar grave enfermidade. Apesar disso, a tenacidade o ajuda a superar tais situações.
As variações da Lua, do primeiro ao último quarto, passando pela cheia, conferem a quem nasce sob o Câncer esse caráter de aspectos tão contraditórios. Se se conseguir considerar essa versatilidade com a maior elasticidade possível sem contrariá-la, podem encontrar-se neste signo personalidades de apaixonar, dignas de observação. Mas é preciso não contar receber delas o auxílio que seria de esperar em um momento dado. É até mesmo curioso seja possível sentir-se tão só junto de alguém nascido sob o signo de Câncer, seja homem ou mulher; mas podem recuperar-se e logo soltar todas as forças e ajudá-los a alcançar ideal elevado, com admirável espírito de sacrifício.
Se viver com os que nascem sob o signo de Câncer constitui aventura, também o é para eles sustentarem-se e se compreenderem. Filhos da Lua e da noite, os que nascem sob o signo de Câncer são místicos que às vezes lançam a âncora e podem salvar-se.
As crianças nascidas sob o Câncer: difíceis e sensíveis
As crianças nascidas sob o signo de Câncer são hipersensíveis e inquietas. É preciso tratá-las com muito tato. Como estão sujeitas a crises de excitação e nervosismo, tem necessidade de amor, afeto e compreensão. Mas em ocasião oportuna, não se deve mimá-las. A simpatia, a compreensão, as palavras de consolo, são mais eficazes do que os beijos constantes. É um erro completo, atitude demasiadamente ríspida, acompanhada de repreensões severas. Estas crianças precisam sentir-se amparadas para recuperarem a confiança em si mesmas pôr meio de obséquios.
São em geral, pacíficas e tranqüilas; mas também amalucadas e inconstantes. Dada a sua sensibilidade, podem sentir-se feridas facilmente pêlos companheiros de diversões ou pêlos professores. Os pais não devem impressionar-se demasiadamente quando as virem chegar em casa lavadas em pranto. Geralmente é errado defende-las quando entram em choque com outras crianças; ao contrário, será preciso ensinar-lhes a se adaptarem às outras.
Agrada às crianças nascidas sob o signo de Câncer os divertimentos tranqüilos e os brinquedos. Sentem inclinação para se ocuparem com a casa e dão provas de grande sensibilidade para com os animais, flores e plantas.
Os pais das crianças nascidas sob este signo precisam Ter sempre muita paciência para compreender os filhos misteriosos. A tarefa de educadores lhes apresentará dificuldades, da primeira infância à adolescência. Evitar a ruptura será sempre o objetivo a Ter presente. Não será preciso dispensar muita atenção às crises, mas também não se devem ignorá-las: as crianças nascidas sob Câncer sentem inclinação pela solidão. É preciso não se esquecer que, mesmo depois de passarem dos vinte anos, de tudo se recordarão.
Nemo enim ipsam
voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.