OS SIGNOS do ZODIACO
Essa mitologia milenar, transmitida pelas antigas civilizações, sobrevive no subconsciente de cada indivíduo e às vezes a ele se revela pôr meio de sonhos inexplicáveis.
O mundo celeste manifesta-se sempre com a violência incrível das nostalgias do passado.
Vamos examinar neste trabalho as evoluções astrais, sigo pôr signo, mas em caso algum o leitor deve acreditar que encontrará predições absolutas, desprezando-se a parte de livre arbítrio de que todos nós dispomos.
O ASTRÓLOGO NÃO É FEITICEIRO.
Sua obra se baseia principalmente na psicologia, no caráter e nas inclinações individuais. Não será demais, portanto repetir que possuímos vontade livre e que não estamos, nem de modo algum devemos estar, submetidos inexoravelmente às predições. Muitas vezes a astrologia nos surpreende, pôr isso que não ficamos restritos inteiramente as características de nosso signo de nascimento. Cada signo esta dominado pôr um planeta, além disso, todos nós possuímos misterioso signo ascendente: o do ZODÍACO, que surge no horizonte quando vimos a luz. Tudo gira no Céu, quando um astro desce outro sobe. Como achar esse signo ascendente? Você verá no decorrer deste trabalho um sistema de cálculo que sem torná-lo um astrólogo consumado permitirá seu cálculo de maneira simplificada.
Esse signo ascendente é poderoso, comportando ações hereditárias e consciência remota que de certo modo nos precede.
Em cada signo há uma parte BOA e outra MÁ , daí tornar-se indispensável conhecer e conseguir que entre o humano e o espiritual se estabeleça certa coordenação benéfica. São importantes e do maior interesse as características principais dos planetas que exercem influencia sobre os signos do Zodíaco, pelo que resumirei mais adiante com o intuito de esboçar um quadro geral do cosmos.
OS PLANETAS
O Sol
O Sol é a fonte da Força Vital, a individualidade, o impulso criador que existe em nós e a parte espiritual denominada antigamente como a centelha divina. Simboliza a vontade, a atividade mental, o êxito na profissão que se exerce, tudo o que é imutável e os impulsos da generosidade. Confere caráter nobre e altivo, bem como a personalidade incisiva e saliente.
Nos aspectos negativos determina temperamento cruel, arrogância, presunção, impulsividade e egocentrismo.
A Lua
A Lua domina os impulsos naturais, a vida sentimental, afetos e sentidos. Ocupa lugar saliente entre os planetas devido à multiplicidade das influências a que dá origem.
Com efeito, é a Lua que transmite esse desejo natural de mudar, de realizar viagens curtas, para regressar sempre ao ponto de partida, confere igualmente grande sensibilidade, intuição, qualidades mediúnicas, passividade. Regula as funções dos órgãos femininos, as perturbações nervosas, a fertilidade, o obstáculo, o nascimento. Exerce, além disso, grande influência sobre mulheres e crianças. É o próprio símbolo da mulher.
A expressão negativa da Lua promove a extravagância e o histerismo, desequilibrando o sistema nervoso. Além disso provoca inúmeros fenômenos naturais, como, pôr exemplo, as marés, e, principalmente quando cheia ou crescente, exerce influência sobre o tempo e sobre indivíduos hipersensíveis.
Mercúrio
Mercúrio é o planeta da inteligência e da sagacidade, das profissões e dos negócios, particularmente dos que se relacionam com o comércio. É ele que decide o papel que uma pessoa poderá desempenhar.
As Influências positivas dele aumentam a capacidade de raciocínio e as relações de interesses, comunicam vivacidade de espírito, apego ao trabalho e temperamento variado e dinâmico. Suas influências negativas tornam o indivíduo volúvel, fantasioso, ladrão, hipócrita, favorecendo freqüentemente toda sorte de deficiências mentais.
Sábios, artistas, escritores, políticos e homens de negócios distinguiram-se graças à poderosa influência de Mercúrio, que representa o princípio do pensamento e crítica.
Marte
Marte, planeta da energia e do valor, da perspicácia, dos esportes e das forças armadas, não permite nunca o repouso. Seu natural ígneo desperta os instintos e as forças animais. Marte decide quais os objetivos que terão de conquistar os pôr ele marcados. A ambição e a vida sexual de cada indivíduo estão submetidos a Marte.
Regido pela vontade, Marte transforma os homens em valentes, empreendedores e resolvidos a tudo, sem este planeta a humanidade seria apática, indolente e fraca.
Seus aspectos negativos fazem-nos tender à destruição, à intemperança dos sentidos, à cólera e à vingança. Possui, em suma, as características que lhe correspondem como planeta da guerra.
Vênus
Vênus, considera-se como o planeta que proporciona a alegria e tudo quanto é agradável. Vênus, deusa da arte, da expressão e da graça, é quem torna os homens bons, afáveis, caridosos e sociáveis para com os outros homens. Incita ao amor, estreita os laços sentimentais e afetivos e a tudo empresta expressão de gentileza, traz segurança, proteção e bem-estar. Influindo, porém, em sentido negativo, torna os que estão sob seu signo preguiçosos, sensuais, depravados, obstinados, vaidosos e desordenados. Em geral, pode-se dizer-se que este planeta leva o indivíduo a entregar-se aos prazeres da vida.
Júpiter
Júpiter, é o planeta da sorte propícia, dos bons sentimentos e da energia construtiva, é igualmente o planeta da justiça, prudência, generosidade e grandeza d'álma. Concede riqueza, honras, sinceridade e bondade.
Se se revela favorável concede cargos importantes, protege o exercício da advocacia e da justiça, a vocação religiosa e eclesiástica, a vida filosófica e sem violências. Se se manifesta hostil, conduz à presunção, arrogância e hipocrisia e incute a paixão prejudicial do jogo, os vícios e a dissipação dos bens.
Saturno
Saturno, realizador do destino, leva o homem a subir lentamente os degraus do desenvolvimento espiritual e social, no tempo próprio em que tem de aplicar as energias necessárias para conseguir tal fim. É o planeta da dor e do sentimento do dever. Quando favorável, concede caráter resistente e tenaz, disposto a fazer frente a tudo, capaz dos maiores sacrifícios e de grande perseverança. Sua expressão negativa torna a vida difícil e cheia de contratempos, visto como traz consigo pessimismo, avareza, intolerância, melancolia e desconfiança para com o próximo, bem como para consigo mesmo.
Urano
Urano, confere caráter explosivo, submetem-se a ele os inventos, a técnica e descoberta das forças nucleares. Quando a sua influência é positiva, Urano favorece os grandes empreendimentos resolvidos em pouco tempo, às viagens de exploração, a originalidade do caráter, com tendências a extravagância e ao exibicionismo. Caracteriza o gênio e faz com que se produzam na vida de cada um os acontecimentos imprevistos. Em sentido contrário, conduz aos atos violentos, ao crime e aos desvios morais.
Netuno
Netuno, é o planeta que favorece a capacidade criadora e a atividade artística, que em nós promove as forças do espírito e do ideal. Em posição favorável, exerce grande influência sobre o amor espiritual e a caridade, podendo produzir grandes gênios, ascetas e místicos, tanto como grandes mistificações. Em posição contrária dá origem à confusão, complicações, paixões misteriosas e intrigas.
Plutão
Plutão, confere caráter marcial com matizes que correspondem a Mercúrio. Sob sua influência benéfica, é capaz de conduzir à maior genialidade, enquanto que no sentido negativo arrasta à maior criminalidade. Entretanto, demorará muito para que se formule juízo, visto como este planeta percorre o zodíaco muito lentamente, sendo grandemente discutíveis até agora as conclusões tiradas a seu respeito.
Repartem-se os doze signos do zodíaco em quatro categorias que correspondem aos quatro elementos e aos quatro temperamentos fundamentais
AS 3 ENERGIAS
Os doze signos podem ser divididos em três grupos:
signos Cardinais, signos Fixos e signos Mutáveis.
Cardinal, Fixo e Mutável são tipos de energias. No mapa astral, tende a haver predominância de uma ou duas energias, enquanto a terceira se manifesta menos.
Você quer conhecer algo a respeito? Primeiramente, conheça a divisão por energia:
CARDINAL
Áries , Câncer, Libra, Capricórnio
É a energia iniciadora. A energia Cardinal é ativa. Ao surgir um obstáculo, as pessoas Cardinais tentam 'fazer algo'. A energia cardinal é voltada para fora, para a solução de problemas.
Áries: iniciativa pessoal.
Câncer: iniciativa no campo das emoções e sentimentos.
Libra: iniciativa ao lidar com o outro.
Capricórnio: iniciativa voltada para a profissão.
EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS CARDINAIS: Tendência a se lançar nas coisas e por isso viver tudo muito intensamente, entrando em 'choque' com freqüência em campos nos quais não pode abrir espaço. Fato positivo: dinamismo e iniciativa.
FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS CARDINAIS: Dificuldade em iniciar coisas novas, em ousar e criar.
FIXO
Touro , Leão, Escorpião, Aquário
É a energia para manter e conservar. É uma energia de resistência. Ao surgir um obstáculo, as pessoas com predominância de fixos esperam e enfrentam. A energia Fixa é voltada para dentro, para a capacidade de resistir exteriormente aos fatos.
Touro: Conserva valores pessoais, busca estabilidade.
Leão: Conserva a personalidade, tem firmeza pessoal.
Escorpião: Mantém sensações, intuições e sentimentos.
Aquário: Sustenta idéias, sustenta diferenças.
EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS FIXOS: Teimosia; insistência em padrões que não deram certo. Fato positivo: firmeza e persistência.
FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS FIXOS: Não se estabiliza, dificuldade em concluir coisas e manter idéias e opiniões.
MUTÁVEL
Gêmeos , Virgem, Sagitário, Peixes
É a energia para mudar e renovar. É uma energia de adaptação. Os Mutáveis não fazem mudanças radicais na sua vida, nem tampouco são fixos. Eles estão sempre indo de uma direção a outra, buscando idéias novas. A energia Mutável nem se lança e nem resiste. Diante de um obstáculo, contorna.
Gêmeos: idéias e a mente sempre em mutação.
Virgem: sempre buscando o aperfeiçoamento.
Sagitário: sempre atrás de novas metas a serem atingidas.
Peixes: sentimentos e sensações em eterna mutação.
EXCESSO DE PLANETAS EM SIGNOS MUTÁVEIS: Inquietação, está sempre mudando algo. Pode não ter firmeza de opiniões e não se impor ao meio. Fato positivo: não 'luta' contra situações, procurando sempre descobrir novas maneiras e possibilidades de contornar obstáculos.
FALTA DE PLANETAS EM SIGNOS MUTÁVEIS: Dificuldade em se adaptar e ouvir novas idéias.
Determinação da energia predominante no mapa astral
A determinação da energia predominante parte não só da contagem dos planetas como também do fato do Ascendente, Sol e Lua terem um peso maior na contagem. Igualmente, os planetas pessoais (até Saturno) tem um peso maior do que os de geração (Urano, Netuno e Plutão).
Avaliação das casas na manifestação das energias
Nós temos doze signos, e, igualmente, doze casas em um mapa astral. Assim como os signos, as casas podem ser divididas em Angulares (o equivalente a Cardinal), Sucedentes (o equivalente a Fixo) e Cadentes (o equivalente a Mutável). Assim, por exemplo, se uma pessoa tem uma ênfase em planetas fixos, mas todos eles estão em casas angulares, ela tem de trabalhar essa temática fixa em assuntos cruciais: eu pessoal, família, relacionamentos e profissão. Se esses mesmos planetas fixos estão situados em casas cadentes, essa pessoa terá de trabalhar a fixidez de idéias (cadentes).
Outro exemplo, se uma pessoa tem ênfase em planetas mutáveis, mas todos eles estão em casas sucedentes, essa pessoa tem de trabalhar sua instabilidade e inquietação em assuntos que pedem definição (casas sucedentes).
CASAS ANGULARES
Um, quatro, sete, dez
CASAS SUCEDENTES
Dois, cinco, oito, onze
CASAS CADENTES
Três, seis, nove, doze
Antes de começar a analisar um mapa, o astrólogo avalia a distribuição dos planetas por elementos, por energias, por casas e por hemisférios do mapa astral.
Uma coisa que a pessoa que está estudando astrologia precisa perceber é que um signo é uma combinação única de seu elemento (Fogo, Terra, Ar e Água) e sua energia (Cardinal, Fixo, Mutável). Por exemplo, só há um signo que seja Fogo e Cardinal, esse signo é Áries. A soma das duas características, ser de Fogo (movido a intuição) e ser Cardinal (um iniciador), nós dá uma exata definição do que seja Áries, ou seja, um signo que usa a sua intuição e criatividade (Fogo) para dar início aos seus projetos (Cardinal).
Outro exemplo. Nós só temos apenas um signo que seja Terra e Cardinal. Esse signo é Capricórnio. Fica bem claro o porquê de Capricórnio ser voltar sua energia para o campo profissional, pois ele usa a sua iniciativa e energia (Cardinal) para conquistar metas e atuar no mundo (Terra).
Mais um exemplo. O único signo que é Ar e Mutável é Gêmeos. O Ar é leve e a mutabilidade simboliza a flexibilidade. Fica claro porque esse signo é tão móvel e porque usa a inteligência (Ar) para iniciar contatos e adaptar-se (Mutável).
Em astrologia, nada se aprende decorando. O aprendizado da astrologia exige compreender os símbolos e raciocinar a partir deles, mesclando sua sensibilidade e intuição!
OS 4 ELEMENTOS
FOGO
Os Signos: ÁRIES, LEÃO, SAGITÁRIO. Temperamento ambicioso a que se atribui: argúcia, eloquência, desejo de honras.
AR
Os Signos: GÊMEOS, LIBRA, AQUÁRIO. Temperamento sangüíneo: amizade, concórdia, equidade.
TERRA
Os Signos: TOURO, VIRGEM, CAPRICÔRNIO. Temperamento nervoso: religião, afeição pela vida do campo e obstinação.
ÁGUA
Os signos: CÂNCER, ESCORPIÃO, PEIXES. Temperamento fleumático: inconstância, reserva, inclinação aos prazeres.
Os signos do fogo e do ar são caracteres mais masculinos e diurnos, enquanto os signos da terra e da água são mais femininos e noturnos.
OS 12 SIGNOS do ZODÍACO
TOURO
De 21 de abril a 21 de maio
GÊMEOS
De 22 de maio a 21 de junho
CÂNCER
De 22 de junho a 22 de julho
LEÃO
De 23 de julho a 23 de Agosto
VIRGEM
De 24 de agosto a 23 de setembro
LIBRA
De 24 de setembro a 23 de outubro
ESCORPIÃO
De 24 de outubro a 23 de novembro
SAGITÁRIO
De 23 de novembro a 21 de dezembro
CAPRICÓRNIO
De 22 de dezembro a 20 de janeiro
AQUÁRIO
De 21 de janeiro a 18 de fevereiro
PEIXES
De 19 de fevereiro a 20 de março