LEÃO
SIGNO DO FOGO, SOB DOMINANTE DO SOL
Dominado pelo rei dos astros, o Sol, fonte de forças vitais e criadoras.
CARATER RADIANTE
Apego ao luxo e à ostentação
Signo do Fogo, glorificado pelo Sol, rei dos astros, o Leão é, evidentemente, afirmação grande e pura do Zodíaco.
O Leão irradia, reina, reanima. É o signo dos signos. E se pôr isso às vezes se torna difícil ser o Leão, ainda mais difícil é continuar a ser Leão amável, pois são extremamente grandes as tentações para abusar da própria força e converter-se em pequeno sol, ao redor do qual gravitam astros fanatizados.
Falemos melhor do Leão: é humano, de maneira espontânea e sem afetação. Esta bondade profunda lhe granjeia simpatias e impulsos generosos. Perto dele cada qual se sente mais compreendido e melhor, mais completo e mais fraternalmente ajudado. Em meio à civilização atômica, de dureza sem precedentes, o Leão, com a sua ternura viril, representa um refúgio. Homem de boa vontade, possui sentimentos muito vivos, ardentes, impulsivos, espontâneos. Dispõe de enorme força interior. Tem um coração semelhante a forno alimentado incessantemente pelo fogo do seu signo. Assinalam-se os atos o zelo da régia autoridade, sendo admirável na ação, porque se conduz sempre com grandeza e segurança, sem nunca abandonar o sentimento do heróico, que lhe é inato. Aprendeu a fazer com que atuem os que o cercam, reservando para si as intervenções brilhantes. Sabe mandar melhor do que qualquer outro, o que não causa mal algum visto como os colaboradores o adoram.
Revela, a princípio, tendência à vaidade; em seguida, certa falta de intuição psicológica que o arrasta a erros lamentáveis. O mais comum consiste em degenerar-lhe a energia, no zênite da carreira, em autoritarismo. É infantil, pôr vezes um tanto ingênuo, podendo deixar-se apanhar em muitas ciladas.
Sobretudo a falta de penetração psicológica leva-o a considerar qualquer pessoa tão naturalmente honrada como é. Contudo, apresenta a particularidade de não se tornar ressentido em virtude dos próprios erros. Se os outros não se governam pelo mesmo código de honra, diz consigo: “Pior para eles”, e nem sequer lhes presta atenção. Sujeito a um signo que se rege sempre pelo coração, não conhece a vingança
; chega, quando muito, à cólera brusca, seguida sempre do perdão. Contudo a baixeza do próximo o enche de pasmo. Se se sentir ferido e as “faltas” procederem de pessoas muito íntimas pode manifestar em relação a elas dureza comparável ao “castigo dos deuses”: o célebre coice.
Como é a própria representação da força viril, sente-se pôr vezes super-homem e, dado o apego que tem ao poder -–e o sentimento que dele tem – é evidente a tendência a desejar em roda mais a obediência do que a discussão.
Será infiel quem nasce sob o signo do Leão? Talvez seja esta palavra um pouco forte para definir-lhe a sensualidade exuberante e a mobilidade do espírito. Não há dúvida alguma que realiza grande “consumo” de seres humanos: possui tantas riquezas interiores a repartir... Constitui verdadeira sorte contar-se entre os seus amigos mas continuar a ser amigo representa às vezes uma lança em África, não porque o Leão seja inconstante nas afeições, mas porque se sente a contragosto atraído pôr outros rostos. Com as pessoas que nascem sob o signo do Leão os instantes são preciosos e impõe-se vive-los plenamente, sem cálculos nem regateios. Dar-lhe tudo prontamente e dar-lhe tudo também é o único meio de a ele igualar-se e retê-lo. Para quem nasce sob o Leão, o dia de hoje é tudo, o amanhã ainda não existe.
Os homens e as mulheres nascidos sob este signo gostam de levar vida luxuosa. As riquezas os encantam; talvez também se devesse dizer os tesouros. Adoram os palácios, os desvãos, os trajes maravilhosos. Gostam de viajar em condições faustosas. Tal a tradição do Leão. É também a mola que lhes fará orientar a vida para as situações de primeiro plano, e de tudo lançar mão para triunfarem na carreira que escolheram. Neste assunto não conta com qualquer solução que o acaso lhe ofereça: estuda, trabalha, prevê e organiza. Mas, evidentemente, no momento preciso dispõe de uma caudal de idéias que se originam de sua natureza intuitiva. Sabe orientar as próprias forças. Dirige com mão de mestre a própria energia, e graças ao ardor e à persistência consegue vencer as dificuldades. Não deixa nunca de Ter concepção clara do objetivo que se propõe alcançar. Não lhe interessa em primeiro plano a vida espiritual, nem mesmo a filosofia, porque teme e afasta instintivamente tudo quanto possa detê-lo na carreira em busca do poder e da grandeza.
Expansivo e hospitaleiro, dispensa agradável acolhimento aos que recebe e, no entusiasmo de tratar bem a todos, torna-se um tanto pomposo, podendo mesmo faltar-lhe o bom gosto (em conseqüência da falta de penetração psicológica); mas ainda assim comove sempre pela efusão.
Para quem nasce sob o signo do Leão, é grave se não consegue progredir na profissão, vendo-se forçado a viver modestamente. Se não triunfar plenamente na carreira pode ficar neurastênico, encher-se de complexos, arruinar a vida de família e tornar infelizes a todos que lhe vivam em torno. Arrogante no fracasso, torna-se esquivo, sem jamais confessar as verdadeiras causas das suas preocupações.
Experimenta reações análogas se verifica que, apesar de Ter alcançado boa posição, não lhe foi possível satisfazer às aspirações mais íntimas ou alcançar o objetivo que se propusera. Geralmente a parte da vida que parece assinalada pôr este fatos é a Segunda. Em tal caso, chega a mudar totalmente de aspecto e embora conserve suprema elegância de gestos e de atitudes, perde o espírito de ataque e encerra-se em mutismo. Ou pôr outras palavras abandona o campo. Na melhor das hipóteses pode inclinar-se para a vida espiritual e descobrir secretamente os labirintos do pensamento, mais difíceis para ele do que os da ação. Visto ser o seu ideal muito mais de natureza pratica, prefere viver sonhando. Na realidade, sabe conciliar o ideal com o real, embora a este destinando lugar privilegiado. Se consegue conservar o pleno domínio de suas forças, sem perder a cabeça, pode atingir a grandeza rara, escalar alturas insuspeitáveis. Caso contrário, não lhe sendo possível exteriorizar as próprias forças, entristece-se.
Todas as carreiras
Quando atinge a plenitude, pode aspirar a qualquer profissão. Encontra-se entre os artistas, escritores, compositores, médicos e industriais, da mesma sorte que nas carreiras do Estado, na direção de administrações privadas e entre os funcionários de carreira. A tudo aplica o espírito empreendedor. Falta-lhe vocação propriamente dita: tem pôr vocação sair-se bem. Nas carreiras citadas, o nascido sob o signo do Leão logra êxito não tão só pela ponderação e perseverança mas igualmente pela mão esquerda inata, reunida ao encanto pessoal. Na qualidade de patrão, goza de estima geral, visto não ser nunca mesquinho; muito ao contrario, esta sempre ao lado dos seus homens, pôr ser generoso e justo.
Indagador intuitivo, todos os assuntos lhe interessam, com todos os altos e baixos que os acompanhem e seja qual for o tema, tanto familiar como mundial. Está sempre ao corrente de tudo quanto o relacione com a sua época.
O jovem deste signo gosta das competições, tanto sociais como esportivas. Desde cedo é esportista e deixa-se seduzir pôr dirigir o carro com rapidez e perfeição. Pode ser atleta inato, cavaleiro, nadador ou esquiador. Em qualquer caso, quando menos jovem alimentará grande paixão pelo automóvel.
Os amores de quem nasce sob o signo do Leão
O amor ocupa lugar de grande importância na vida de quem nasce sob o Leão. E isto, antes de tudo, porque adora e é adorado. Nenhuma mulher fica insensível às efusões de quem nasceu sob o Leão. Consegue tudo arranjar na vida de uma mulher. É uma espécie de mago, que sabe cativar a que ama. A confiança que deposita espontaneamente nos seres humanos – e em si mesmo - aumenta quando se trata de uma mulher. Ama tão depressa e com tal intensidade que quer assumir de repente pôr inteiro a vida desse novo ser. Organizar-lhe-á a vida, as viagens, o trabalho, disposto a arriscar a própria vida para conquistá-la totalmente.
Não existe mulher alguma que não tenha sonhado em segredo ser a eleita de homem semelhante, com o qual não mais se sentirá só no mundo. Mas cuidado com esse ardor; se deparar com um obstáculo ou uma reticência, poderá dissolver-se como um torrão de açúcar em um copo d’água. Infantil na decepção será ingênuo na fuga. Será bom esposo se a esposa souber esperar pelo abrandamento da idade, devendo evitar, acima de tudo, torná-lo ciumento.
Signos favoráveis para o Leão
Quem nasce sob este signo depara com dificuldades em uniões com os que pertencem aos signos do Touro, Escorpião e Aquário. Em compensação entende-se bem e com certa facilidade com os que nascem sob Sagitário, Áries, Libra e Gêmeos.
O Leão e Áries, ambos signos viris e do fogo, possuem inúmeros pontos em comum no temperamento, acontecendo que ao se verem pela primeira vez, fiquem enamorados um do outro. Grandes afinidades de caráter e de sentimentos fazem prever união fundada em bases sólidas.
É pouco provável entendimento duradouro com o Touro. Embora o Leão exerça sobre ele grande atração passional, o Touro, em virtude da obstinação do caráter, não chega a entender-se com a natureza egocêntrica do Leão.
O Leão possui numerosos pontos em comum com o signo dos Gêmeos, bem como grande atração física. A uma iniciação intensa podem seguir-se períodos de crise, provocados pela natureza inquieta e pouco sensual dos Gêmeos, que pelo espírito crítico e maneira de conduzir-se exaspera os orgulho do Leão. Não obstante, a elasticidade dos Gêmeos permite evitar a ruptura definitiva.
Com Câncer o Leão encontra numerosos pontos de contato em virtude da passividade e do caráter afetuoso daquele bem como porque, de certo modo, o signo solar estende sobre o Câncer uma espécie de proteção.
Com o próprio signo a união pode ser favorável no domínio da atividade profissional e dos interesses espirituais. Fisicamente, depois de algum tempo, observam-se certos sinais de fadiga, tanto de um como de outro lado.
As relações do Leão com o signo de Virgem, costumam complicar-se devido ao caráter analítico e crítico deste último e seu temperamento pouco apaixonado. Apesar disso, podem chegar acordo no trabalho e nas ocupações domésticas.
A Libra é capaz de entender-se perfeitamente com o Leão, tanto no domínio sentimental quanto no espiritual. A união entre eles tem, em geral, muitas probabilidades de ser duradoura.
É raro que possa existir entendimento de longa duração entre o Leão e o Escorpião. O motivo reside, em grande parte, na diferença de caracteres e na índole ciumenta e crítica do Escorpião. Se superarem essas dificuldades estes dois signos formarão boa parelha.
Em compensação, o Leão encontra inúmeros pontos de contato com o Sagitário. Os temperamentos dos dois são bastante semelhantes: ambos sinceros, leais e impulsivos. Com o signo do Capricórnio a união se realiza dificilmente: são muitas as discordâncias de caráter que os separam. Podem, apesar de tudo, ficar de acordo no trabalho e nas relações ocasionais.
Signos opostos, o Aquário e o Leão podem sentir-se muito atraídos um pelo outro, mas seus pontos de vistas permanecerão sempre diametralmente opostos, sendo obstáculo a união harmoniosa e duradoura. A amizade fica mais favorecida.
Dificuldades fundamentais impedem que se chegue a união duradoura com os do signo dos Peixes, os quais, dada a sua sensibilidade, correm o perigo de sentir-se facilmente feridos pela natureza impulsiva do Leão. São, entretanto, capazes de se entenderem no trabalho e travar boa amizade.
Mulher que nasce sob o signo do Leão: uma personagem
A mulher que nasce sob o signo do Leão, menos assinalada do que o homem pelas características do signo, é, sem dúvida, uma personagem.
Tem grande autoridade. Mesmo quando procura mostrar-se agradável e condescendente, nota-se em seu comportamento e nos seus gestos certo aspecto régio.
No amor é sincera, espontânea, generosa. Não gosta de complicações sentimentais. Embora experimente grande prazer em sentir-se cortejada, mantém sempre a mesma linha de conduta, perdendo-se dificilmente pôr um capricho, visto possuir muito orgulho e grande retidão.
Não conta muitas amizades femininas, pôr exceder-se um pouco em o desejo de tornar-se o centro do interesse. Em virtude do magnetismo e da atração que exerce sobre os homens, pode entrar facilmente em conflito com outras mulheres.
Quer Ter certeza do amor que inspira e apesar da atração física que possa sentir, visto ser sensual, não aceita o casamento sem que tenha obtido certeza absoluta de ser amada e que o companheiro possui sentimento do dever e merece a estima dela. A mulher nascida sob o signo do Leão quer admirar aquele a quem ama.
A união converte-se em sofrimento quando descobre que o companheiro é fraco. Muitas vezes, com efeito, os fracos sentem-se atraídos pela personalidade forte e autoritária da mulher que nasce sob o signo do Leão. Se o cônjuge reúne a infidelidade à fraqueza, a situação fracassa definitivamente. Não aceita nunca acordos de conveniência.
Sem ser prolífica, é mãe excelente com profundo sentimento de família e do lar. Não nasceu para os pequenos afazeres domésticos, mas demonstra certa habilidade na organização dessas ocupações, possuindo talento culinário acentuado. É capaz de fazer carreira nas profissões em que tem importância a habilidade. Pôr igual ao homem nascido sob o signo do Leão, quer que se estabeleçam no matrimônio vínculos apoiados em amor sólido e estima recíproca.
Saúde do nascido sob o signo do Leão
A forte constituição dos que nascem sob este signo lhes assegura, em geral, boa saúde. Podem ser sujeitos a estados febris, a dores nas costas e ao longo da espinha dorsal, a afeções da garganta; tem grande sensibilidade no estômago e no intestino devido principalmente ao nervosismo.
O ponto mais sensível de quem nasce sob o Leão é o coração, e a vida demasiado intensa pode dar origem a sérios transtornos. Contudo possui grande capacidade de recuperação. Apesar disso, deve submeter-se a massagens e a exercícios esportivos. Trazem-lhe grandes benefícios os tratamentos termais e solares.
A passagem dos séculos desempenhou certo papel no destino do Leão. Os que nasceram sob este signo ocuparam o lugar que lhes cabia no trono ou nas cortes e dos reis e imperadores passou para os chefes de partidos e banqueiros. Converteram-se de príncipes florentinos em homens de negócios, trazendo consigo todas as nostalgia próprias do passado.
Quem nasce sob o Leão deve desconfiar de si mesmo e manter vigilante o sentimento crítico para continuar a ser o que é no fundo: bom.
As crianças nascidas sob o Leão: coléricas e autoritárias.
É preciso criar as crianças que nascem sob o Leão com inteligência e amor. Tem sentimento muito vivo da justiça. São impetuosas e emotivas: não sabem ficar sozinhas, querendo que as considerem como pessoas mais velhas. Se os de mais idade souberem inspirar respeito, poderão fazer-se obedecer facilmente e tornar-se estimados.
O menino nascido sob o signo do Leão consegue impor-se e dirigir os companheiros de diversões. Sabe converter-se no centro de todo interesse.
Orgulhoso pôr natureza, é preferível não repreende-lo na presença de estranhos e tratar de encurtar-lhe as rédeas, mas sem exagerar os castigos e as repreensões. Se assim não o fizerem, e como é muito suscetível, os pais poderão com grande facilidade deitar-lhe a perder o caráter fazendo com que se produzam atritos e desavenças entre uns e outros. É preciso agir com paciência e conquistá-lo pôr meio de carinhos.
Gosta de desperdiçar a força exuberante que possui em caminhadas e divertimentos ao ar livre. Desde muito cedo manifesta aptidão notável pêlos esportes em que possa aplicar o excesso de vitalidade.
Como deverão proceder os pais com este menino impetuoso, violento, irascível? Deverão Ter a paciência de não lhes encarar de frente a cólera, mas desarmá-lo com infalível bom humor e como possui humor e alegria, forçosamente se restabelecerão as boas relações visto como não é rancoroso.
Com isso não se quer dizer que tais acessos de cólera não devam ser combatidos: quando sabe dominar-se supera sempre o que nada mais é do que puro impulso. Pôr isso deve aprender desde muito cedo a ser dono de si mesmo.
Nemo enim ipsam
voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit, sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt. Neque porro quisquam est, qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.